top of page

O que é especismo

Especismo e o termo que define pessoas que acreditam que algumas vidas valem mais que outras.

Parece estranho à primeira vista, mas isso ocorre o tempo todo. Quem sabe, você - que tanto ama os animais, seja especista.

Isto não é uma crítica, é uma informação para fazer pensar.



Mas eu amo os animais


É natural ouvir essa consideração pela maioria das pessoas. Mas você já parou pra pensar que quando elas falam em animais amados, temos em primeiro lugar cães e gatos, muitos inclusive são protetores ou participam ativamente em campanhas de proteção, castração, busca por lares, etc.

Em seguida o amor é canalizado para os selvagens, sempre ameaçados pelo homem predador, que desmata, caça e dizima vidas importantes, como Girafas, Leões, Hipopótamos e tantos outros queridos que queremos ver protegidos em santuários, longe das garras dos homens maus.

Mas existe uma parcela de animais que são ignorados, desvalorizados ou ainda odiados por nós humanos, que nos sentimos donos do planeta.

Cobras, Tubarões, morcegos e outros, são os odiados, os que nos "fazem mal". Aqui começamos a falar de especismo. Afinal, quando sofremos algum ataque de uma criatura selvagem ou invadimos seus domínios ou destruímos seu habitat. Um tubarão não vê diferença entre um humano ou um peixe, somos alimentos e para um animal carnívoro... somos comida. Então, antes de odiarmos qualquer animal, vamos u: sar nossa inteligencia para entender que ele apenas cumpre seu papel na vida e não se trata de crueldade.

Finalmente chegamos ao ponto mais delicado, mais fundo, mais cruel e invisível de nossa relação especista com as demais vidas que habitam o planeta: os animais que nos sustentam. São as espécies criadas para serem mortas por nos sentirmos impacapzes de viver sem elas, por exemplo: aves nos fornecendo lindas penas usadas em ornamentos, como no carnaval, na confecção de travesseiros e outros adereços, suas penas representam ganho por serem "muito mais bonitas que as artificiais", mas que são arrancadas de aves vivas que levam uma vida de dor e miséria.

Ovelhas que nos "dão" a lã, não são consultadas para essa doação e na maioria das vezes acabam machucadas, passam frio e são tratadas como coisas.

Finalmente, os animais que estão no topo da pirâmide do sofrimento: Bois, vacas, porcos e galinhas. Em outro momento falarei especificamente de cada um deles, mas saiba, a indústria da comida ganha milhões e destrói o planeta para que vc tenha um filé em seu prato.

Estes animais, nem de longe usufruem dos direitos dados aos animais "amados", são coisas, pedaços em bandejas para que você se alimente, para que você ache correto comer um animal assassinado e roubado de seus direitos ao mesmo tempo que acha nojento comer algumas hortaliças e vegetais. Esta é a base do especismo. Alguns animais são melhores e têm mais direitos que outros. Fica aqui meu convite a uma reflexão.




35 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page